quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Capa de invisibilidade está cada vez mais perto da vida real

Cientistas demonstram material flexível que permite manipulação da luz para tornar objetos invisíveis. Por enquanto, invisibilidade é mais satisfatória com ondas de luz que não visíveis a olho nu.


Cientistas do Reino Unido divulgaram um material que promete ser um grande avanço para o desenvolvimento de uma capa da invisibilidade, que ficou famosa nos filmes de Harry Potter por ser capaz de esconder o garoto e seus amigos enquanto estavam em diversas encrencas.
Esse material é um filme flexível que possui estruturas minúsculas e, juntas, formam um metamaterial capaz de manipular a luz e tornar objetos invisíveis.
Estruturas metamateriais flexíveis já foram feitas antes, mas só funcionavam para manipulação de uma determinada luz de cor muito além do que podemos ver a olho nu.
O uso de metamateriais com luz visível foi publicado no New Journal of Physics.
Por enquanto, as manifestações de invisibilidade mais marcantes ocorreram através da manipulação de ondas de luz com comprimento muito maior do que podemos ver a olho nu. Isso acontece pelo fato de ser mais fácil construir metamateriais utilizando estruturas grandes.
Para ondas com comprimento menor do que podemos ver, são necessárias nanoestruturas para a formação do metamaterial.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário